A linha de ônibus da Expresso Medianeira, que faz a rota circular na Zona Oeste, em Santa Maria, será retomada na segunda-feira.
Ela havia sido suspensa, depois que cerca de 15 jovens _ possivelmente adolescentes e adultos _ armados com facões e tacos de madeira, invadiram o coletivo e agrediram violentamente seus passageiros, no dia 29. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas na ação que durou cerca de um minuto.
De acordo com o gerente de tráfego da Expresso Medianeira, João Vicente, o serviço será retomado da mesma forma que era disponibilizado antes da suspensão: de forma gratuita. O ônibus fará a mesma rota, circulando pelo bairro Tancredo Neves.
Em horários de entrada e saída de alunos das escolas da região o coletivo passará, ainda, pelo loteamento Cipriano da Rocha e Cohab Santa Marta.
_ Para a empresa seria muito cômodo afirmar que não há mais ônibus e cancelar definitivamente o serviço. Mas temos um compromisso social com a cidade e a comunidade não tem responsabilidade pelo fato cometido por uma minoria _ argumenta Vicente.
Com o início das férias escolares nos colégios da região oeste, o ônibus passará a circular somente no bairro Tancredo Neves.
Reunião poderá definir mudanças no serviço para 2014
Segundo Vicente, os danos causados no veículo resultaram em um prejuízo de cerca de R$ 3 mil. Vicente adianta que, na próxima semana, a empresa deverá se reunir com representantes da comunidade, prefeitura e Brigada Militar para discutir questões de segurança.
_ Vamos conversar sobre o assunto para discutir se há a necessidade de alguma mudança na prestação do serviço para o ano que vem. Resolvemos tentar mais uma vez. Mas, se acontecer de novo, vamos voltar a discutir o assunto de uma forma mais aprofundada _ adianta Vicente.
Na quarta-feira, um adolescente de 17 anos compareceu na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que investiga o caso. Em depoimento à delegada Carla Dolores Castro, ele assumiu sua participação no crime. Pelo menos outros cinco jovens que teriam participado do ataque já foram identificados.
Leia mais:
- Adolescente assume participação em ataque a ônibus da zona oeste de Santa Maria
- Linha de ônibus atacado por homens armados, em Santa Maria, está suspensa
- "Todos gritavam para eles pararem de bater", conta adolescente que estava em ônibus invadido em Santa Maria
- Homens armados com facão invadem ônibus e agridem passageiros em Santa Maria